sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Brincadeiras Para Melhorar a Coordenação Motora da Criança







1- Atividade: Equilibrando-se Sobre a Corda

Alunos deverão andar de frente (lado, costas), equilibrando-se em cima de uma corda no chão.

Objetivo: Melhorar a coordenação motora trabalhando o equilíbrio.

Referências: 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar - Vol. 1. Da Silva, Pedro Antonio.


2- Atividade: Pega-Pega no Arco.

É espalhado pela quadra um número de arcos, menor que o número de alunos. Um aluno será o pegador e os outros terão que fugir pela quadra. Os alunos que estiverem dentro dos arcos não poderão ser pegos. Porém, em cada arco, só poderá ficar um aluno. Havendo dois ou mais, estes poderão ser pegos.

Objetivo: Trabalhar a agilidade, socialização com os colegas, disciplina.

Referências: 3000 Exercício e Jogos para Educação Física Escolar - Vol. 1. Da Silva, Pedro Antonio.

3- Atividade: Derrubar o Cone.

Uma corda é amarrada nas suas extremidades com um nó, fazendo um círculo. Alunos seguram com uma das mãos, a corda. A alguns metros atrás de cada aluno um cone, que deverá ser derrubado pelo aluno, que não pode soltar a corda.

Objetivo: Trabalhar a força, foco, resistência e o raciocínio.

Referência: 3000 Exercício e Jogos para Educação Física Escolar - Vol. 1. Da Silva, Pedro Antonio.  


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Educação Física Infantil e Suas Possibilidades




    A educação física pode ser considerada um dos principais elementos da educação infantil, pois é um espaço onde são envolvidas várias práticas esportivas e recreativas, onde possibilita um melhor desenvolvimento humano. Ela é de fundamental importância, pois ajuda as crianças á viver experiências e soluções por meio de vivências com um novo estilo de vida saudável que venha a desempenhar atividades que ajuda no seu processo de crescimento e desenvolvimento motor. 
    Nessa perspectiva a escola é responsável pelo total desenvolvimento da criança, contribuindo para que o seu processo de aprendizagem seja melhor a cada fase. Desta forma deve se destacar que o contato com as mais variáveis brincadeiras e jogos  estimulam as crianças a superar diferentes barreiras e proporcionando um avanço na sua coordenação motora, e melhorando a sua vivência no meio social.
    Assim como qualquer outra disciplina escolar, a educação física passou por processos de mudanças e buscou uma nova identidade e possibilitou ao aluno ter um melhor entendimento sobre o que é educação física, e uma melhor construção no seu conhecimento escolar. Portanto, cabe ao professor desempenhar atividades que sejam satisfatória para o aluno de forma que o conteúdo seja passado de forma correta para os alunos.